Unidade S.B.Campo - Centro: (11) 4121-6292 / (11) 4122-1191
Unidade S.B.Campo - Rudge Ramos: (11) 4177-4200
Unidade Santo André: (11) 4427-9100

Ortho X - Higiene Bucal, o Sucesso do Sorriso do seu Filho

Consequências de Má Higienização Bucal
Fio ou Fita Dental
Como escovar corretamente
   
Toda mãe tem na dor de dente de seu filho, o primeiro sintoma de alerta para algum problema com sua dentição. Para evitá-lo, é importante conhecer sua causa, bem como, sua consequências, evitando que seu filho tenha uma perda prematura de um ou mais dentes
Toda mãe deve incentivar seus filhos para o uso de fio ou fita dental , após as refeições. Porém, se eles tiverem alguma dificuldade, faça você mesma todo o procedimento, com movimentos delicados e ao mesmo tempo, explicando a importânciado seu uso na higienização bucal.
Quando o filho não tem coordenação suficiente para fazer a escovação, o ideal é que ela seja feita pela Mãe ou pelo Pai . Coloque seu filho no colo e com o dedoindicador afaste a bochecha e o lábio para que você possa observar melhor a escovação. Importante : coloque apenas 0,5cm de pasta ou gel na escova de seu filho. O excesso é prejudicial.
 
A Placa Bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada, composta por colônias de bactérias, que diariamente se formam sobre os dentes. As bactérias da placa decompõem o açucar e os resíduos alimentares acumulados na boca e produzem ácidos, que atacam dentes e gengivas. Devem ser removidas após cada refeição e antes de dormir.
O procedimento começa com o corte aproximado de 40 cm. De fio ou fita dental, que deverá ser enroladoentre os dedos médios.
E sendo desenrolado de um dedo para o outro, para que seja utilizada apenas a sua parte limpa entre os dentes.
com a escova paralela à linha da gengiva, escove presionando suavemente suas suas cerdas, para que elas penetrem entre os dentes e a gengiva, fazendo movimentos horizontais curtos. ao mesmo tempo, converse com seu filho, explicando o quanto é importante e divertido esse hábito
 
A Gengivite é causada principalmente pelo acúmulo da placa bacteriana entre o dente e a gengiva, gerando um processo de implamação, que, se não receber o tratamento adequado, com seu agravamento infeccioso pode culminar com perda do dente Com o fio bem esticado, faça-o deslizar suavemente entre os dentes e a gengiva, fazendo movimentos de cima para baixo, os movimentos devem ser cuidadosos para que não traumatizem ou provoquem sangramentos na gengiva Sempre com movimentos delicados, você deve girar a escova na direção da gengiva para o dente. Repita o procedimento em todos os dentes, tanto em cima como em baixo, escovando também os seus dentes, você estará dando uma motivação a mais para ele seguir sua orientação.
       
A cárie ocorre com a fermentação de restos de alimentos, principalmente o açúcar, em contato com as bactérias da placa, que liberam ácidos que atacam o esmalte dos dentes. O aprofundamento da cárie, além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente Por causar alguma dificuldade, o ideal é começarpelos dentes do fundo, pois eles apresentam os maiores riscos de cáries. Utilize fio ou fita dental sempre após as refeições, o que facilita em muito, uma rápida higienização. Depois de escovar a parte interna e externa dos dentes, faça o mesmo na parte superior. Os dentes do fundo merecem uma atenção e cuidado especial, pelo maior risco de cáries. Para completar, escove também a língua, para que todo o meio bucal fique higienizado.
Veja mais sobre higiene bucal   Veja mais sobre higiene bucal   Veja mais sobre higiene bucal

 

Cárie de mamadeira Flúor
   
Evite o uso de mamadeira adocicada ela prejudica os dentes do bebê   Esta é uma dica que pode evitar vários problemas nos dentes de seu filho, como a cárie, por exemplo.   Aplicando uma vez ao dia, 4 gotas de flúor em cada ponta de um cotonete, você massageia e limpa os dentes e a gengiva do seu filho.
A principal causa esta no hábito de mamadas com açúcar, dadas principalmente à noite, onde o bebê, logo em seguida dorme, sem qualquer procedimento de prevenção. Não só a mamadeira noturna causará a cárie. Outros alimentos também, e, em alguns casos, até o leite materno, se for permitido seu acúmulo nos dentes. Recomenda-se a eliminação progressiva do açúcar e a higienização da criança após cada refeição ou mamada, dando em seguida uma mamadeira com água pura, seguida de higienização com gaze, ou, se já tiver os primeiros dentes, uma escovação completa.   Após cada refeição ou mamada, deve ser feita uma completa higienização bucal em seu filho. Você pode utilizar uma fralda, onde, umedecida em uma solução preparada à base de uma colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes, bem misturada com três colheres de sopa de água fervida ou filtrada, para esfregar delicadamente nos dentes e por dentro da boca, inclusive a língua. Esse procedimento evitará o acúmulo de alimentos, bem como a cárie de mamadeira e outros problemas nos dentes de seu filho. A cárie, além de causar dor e inflamação, também inibe sua alimentação. Se a criança permitir, prossiga direto com a escovação.   O uso diário de flúor é muito importante, ele é um elemento valioso para prevenção de cáries, sendo recomendável sua aplicação tanto em crianças pequenas como em adultos. O uso de creme dental com flúor ativo é o ideal para sua higienização. A ingestão de comprimidos ou gotas de flúor, segundo orientação de seu dentista, também é importante, principalmente para as regiões sem água fluoretada, tanto para gestantes, como para crianças de até 12 anos. Porém, evite que o flúor fique ao alcance de seus filhos, para uso indevido .
         
Veja mais sobre higiene bucal



Contato   Unidades

Entre em contato conosco
Ortho-X São Bernardo do Campo - Centro - CROSP:4355 - (11) 4121-6292 / 4122-1191
Dr. Francisco Angelo Biagioni - C.D. - Resp. Técnico - CROSP 3205
De 2ª à 6ª - das 8h às 18:30h. Sábado - das 8h às 12h

www.ortho-x.com.br
Ortho-X São Bernardo do Campo - Rudge Ramos - CROSP:9207 - (11) 4177-4200
Dra. Meire Anne Biagioni - C.D. - Resp. Técnico - CROSP 79248
De 2ª à 6ª - das 8h às 18h. Sábado - das 8h às 12h

 
Ortho-X Santo André - CROSP:6273 - (11) 4427-9100
Dr. Francisco A. Biagioni Júnior - C.D. - Resp. Técnico - CROSP 51370
De 2ª à 6ª - das 8h às 18:15h. Sábado - das 8h às 12h
   
Desenvolvimento: SOFTCOM